Edifício Itapurá
Localizado no bairro Boqueirão em Santos, o Edifício Itapurá está estrategicamente implantando em um lote oriundo do plano urbanístico do engenheiro sanitarista Saturnino de Brito que, a partir da drenagem do solo, viabilizou a ocupação desta região no início da década de 1910. Este bairro, localizado entre o canal 3 e canal 4, tem vocação residencial e reúne projetos de renomados arquitetos como, por exemplo, Artacho Jurado e o Edifício Parque Verde Mar, Oswaldo Corrêa Gonçalves e o Edifício Caiuva ou o Edifício Itamaraty de Zenon Lotufo, estes e outros exemplares constituem importante recorte do legado moderno e grande contribuição para a produção da arquitetura residencial de Santos.
Os estudos iniciais para este edifício são fruto da solicitação de um empreendedor da cidade que percebeu a localização privilegiada de um terreno próximo a grandes instituições de ensino superior para construir moradias para estudantes. O lote em questão configura uma esquina e induziu o posicionamento das circulações verticais nos extremos do terreno que, ao serem separadas, permitem a implantação de três unidades habitacionais por pavimento, todas com voltadas para a direção do mar. O edifício tem aproximadamente 2.500,00m² e 21 unidades habitacionais com 42,00m² cada, a concentração do núcleo hidráulico, composto por banheiro, cozinha e área de serviço, permite maior flexibilidade de arranjos para ocupação de um ou dois estudantes por apartamento.
Um dos objetivos da proposta é a valorização das áreas comuns e coletivas, para tanto, o conjunto dispõe de áreas de estar e convívio no pavimento térreo cujo acesso é feito através de uma ponte metálica transpondo o vazio que comunica o subsolo com a rua e a caixa de circulação; no mezanino, foi implantada uma área de estudos valorizada pelo vazio resultante da supressão de um dos módulos habitacionais; na cobertura a ideia do terraço jardim foi retomada com o uso voltado ao descanso e lazer. A estrutura é em concreto armado aparente possuindo alguns elementos em aço. Os fechamentos utilizam materiais em sua forma bruta como a madeira e vidro, dos caixilhos e elementos de proteção solar das unidades, e o aço dos guarda-corpos nas varandas de circulação que são completamente abertas para a cidade. Os acabamentos das áreas molhadas são em ladrilho hidráulico e o concreto desempenado dos pisos recebe acabamento em resina incolor.
Ficha Técnica
Edifício Itapurá - Finalista da Premiação comemorativa dos 75 anos do IAB/SP em 2018
LocalSantos, SP
Ano2015
Área2.430,69 m²
StatusNão construído
ArquiteturaChristiane Costa Ferreira e José Maria de Macedo Filho
ColaboradoresDhiego Torrano, Milena Santos e Rafael Pereira