Edifício PW 36
O edifício PW 36 está localizado em um dos últimos terrenos disponíveis de frente para o mar, no bairro do Gonzaga na Cidade de Santos, um lugar conhecido como importante centro de compras e de vida noturna agitada por seus bares e restaurantes. Trata-se de uma área muito adensada e verticalizada aonde as edificações das laterais e fundos constituem o vazio que dará lugar ao nosso edifício e, como um grande parque linear do outro lado da avenida antecedendo o mar, está implantado o jardim da praia de Santos com 7 quilômetros de extensão.
Essas condições únicas somadas ao estudo dos edifícios vizinhos através do registro das suas distâncias, dimensões e alturas, constituíram um mapa de cheios e vazios que permitiu enxergar com clareza quais eram os melhores ângulos visuais a serem explorados no nosso projeto, orientando desse modo as principais decisões que priorizaram a orientação solar e as visuais da paisagem para as salas e quartos, resguardando as áreas menos privilegiadas para as funções de serviço e circulação da edificação.
Como resultado dessa pesquisa contextual do lugar, o desenho assimétrico e angulado das varandas dos apartamentos é o principal elemento de distinção e identidade do Edifico PW 36, pois, além de oferecer as melhores visuais do mar e da cidade aos moradores, ao receber a luz do sol em diferentes momentos do dia, apresenta um delicado jogo de luz e sombras conferindo movimento e dinamismo à volumetria das fachadas. Esse fenômeno é potencializado pela pureza da sua cor predominante, o branco.
Leveza foi um dos conceitos investigados durante todo o processo de concepção do Edifício PW 36, estar diante do mar pressupõe o encontro direto com a natureza, com a água, com a areia, com a vegetação, com o sol e com a brisa. Nesse sentido, os materiais especificados vão de encontro com o desejo de estar na praia, do minimalismo formal na busca pela sombra velada até o plantio de vegetação nativa da serra do mar que oferecem o perfume e umidade de sua folhagem.
A ideia de permeabilidade e fruição orientaram a implantação do conjunto em duas torres distintas, para ampliar as áreas ventiladas, garantir maior incidência de luz e ampliar os ângulos visuais. Além disso esses conceitos aumentam as oportunidades de encontro, assim foram desenhadas generosas áreas de uso coletivo que vão desde piscinas, área de spa e sauna, pilates, bares, salões de festas e jogos, quadra, parque infantil e academia de ginástica, até áreas que permitem o trabalho coletivo com reuniões de negócios e estudos.
Sempre imaginamos um edifício alto como um elemento referencial na paisagem urbana, um ícone visto à distância, mas através de um olhar mais atento, percebemos que o chão é o lugar mais importante a ser pensado em um projeto dessa envergadura, pois é na sua entrada que se estabelece o diálogo entre a vida urbana e a vida privada, entre a cidade e o edifício. Com o objetivo de mediar, da forma mais generosa possível, a esfera pública e a esfera privada, foi desenhada uma grande marquise que se estende por toda a largura do terreno, funciona antes de tudo como um convite, uma sombra que acolhe as pessoas, que apoia o embarque e desembarque dos automóveis e que orienta os fluxos de chegada e partida do Edifício PW 36, sempre aberta e livre, de frente para a cidade, para o jardim e para o mar.
Ficha Técnica
Edifício PW 36
LocalSantos, SP
Ano2024
Área41.720,90 m²
StatusEm construção
ArquiteturaChristiane Costa Ferreira e José Maria Macedo
ColaboradoresDhiego Torrano, Bruna Tavares e Gianlucca Melone