Teatro Guarany
O Teatro Guarany foi construído por empresários do café e inaugurado em 7 de dezembro de 1882 como a primeira casa de espetáculos de Santos para este fim. Em 1910, foi comprado pela Santa Casa da Misericórdia de Santos que promoveu uma reforma completa no local, com a ampliação de sua capacidade de 700 para 1.200 pessoas. Foi palco de manifestações abolicionistas com José do Patrocínio, e republicanas com Silva Jardim, e até cerimônias fúnebres, como a do maestro Carlos Gomes, em 1896. O auge do teatro, que recebia até atrações internacionais, durou até o início da década de 1920. Serviu, ainda, como ambulatório na Revolução de 1924 e foi local de concentração da oposição a Vargas, na Revolução de 1932.
O declínio começou com o surgimento de outras casas de espetáculos na cidade. Na década de 1960, o local passou a abrigar, além de bares e lojas, um cinema voltado a filmes pornográficos. Em 1981, às vésperas de seu tombamento pelo Condephaat, o imóvel foi praticamente destruído por um incêndio. Naquele mesmo ano, o teatro foi vendido pela Santa Casa. Em 2003, a Prefeitura desapropriou a construção abandonada, propondo a restauração. A edificação também foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio de Santos - Condepasa em 1992.
O Teatro Guarany foi reinaugurado no dia 7 de dezembro de 2008, 126 anos após a sua inauguração, ampliando seu programa com uma escola pública de artes cênicas abrigada em um anexo paralelo ao teatro com estrutura independente e conectado por meio de pontes metálicas. Indo além do trabalho de recuperação arquitetônica, sua restauração constitui um importante resgate histórico-social de uma época fruto de amplo estudo baseado em pesquisas documentais e de campo.
Atualmente, no pavimento térreo, o Teatro Guarani conta com uma plateia de 270 lugares, incluindo 80 camarotes, além de um atelier, café, camarins e áreas de administração. No primeiro andar estão o foyer superior, os camarotes, as salas de aula e os laboratórios de som e iluminação. No segundo piso, os camarotes superiores, o laboratório de cenografia e áreas de circulação.
Entretanto, a maior conquista desse projeto de restauração está na contribuição do artista Paulo von Poser, que criou grandes desenhos com mais de 225 metros², instalados permanentemente no teto da plateia e no foyer do teatro.
Ficha Técnica
Desenvolvimento de Projeto Executivo para restauração do Teatro Guarany no Centro Histórico da Cidade de Santos
LocalSantos, SP
Ano2009
Área2.208,30 m²
StatusConstruído
ArquiteturaNey Caldatto Barbosa - Prefeitura Municipal de Santos
Projeto ExecutivoCosta e Macedo Arquitetos Ltda.