Casa do Estudante
Na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, com limite administrativo difuso, Pedro Juan Caballero e Ponta Porã/MS são a mesma cidade, separadas por uma única via: do lado brasileiro, a Avenida Internacional e, do lado paraguaio, a Avenida Rodriguez de Francia. Do ponto de vista econômico, esta região vem crescendo significativamente nos últimos anos e, além do comércio e prestação de serviços, a construção de uma faculdade de medicina do lado paraguaio tem atraído muitos estudantes brasileiros.
Neste contexto, próximo à faculdade, a Casa do Estudante foi desenhada para atender estudantes brasileiros e também de outros países, constituindo uma pequena comunidade internacional. A infraestrutura é similar a de um hostel, com recepção, serviço de quarto, áreas compartilhadas para alimentação, estudos, descanso e lazer e 50 unidades habitacionais privativas com diferentes dimensões. Cada apartamento tem um banheiro privativo e uma cozinha compacta, privilegiando o espaço de descanso e estudo, as unidades podem ser individuais ou compartilhadas com até quatro estudantes.
O terreno triangular está no limite entre o bairro e uma extensa área de cultivo, nesse sentido, o programa foi distribuído em um pavilhão ao longo do lado mais extenso do triângulo, desse modo a maioria dos apartamentos ficam voltados para a área de plantio, ao passo que as áreas coletivas de refeitório, lazer, administração e serviços fazem a mediação com a via pública.
Ficha Técnica
Casa do Estudante
LocalPedro Juan Caballero, Paraguai
Ano2017
Área1.866,61 m²
StatusConstruído
ArquiteturaChristiane Costa Ferreira e José Maria de Macedo Filho
ColaboradoresMatheus Pardal