Clínica Veterinária
Localizada em um lote de esquina em importante via arterial no Centro histórico de Santos, área que vive a expectativa de uma grande transformação urbana com a implantação de projetos de cunho empresarial, hoteleiro, serviços, lazer e turismo - já considerando a vocação natural deste trecho da cidade: o comércio e a prestação de serviços. Além disto, é notório o investimento no setor de infraestrutura e mobilidade urbana, com a implantação da ciclovia e o projeto do VLT em fase de licitação.
Neste contexto, o desejo dos médicos veterinários de concentrarem usos e serviços análogos, porém com demandas específicas, no mesmo edifício norteou a tomada de partido e a distribuição do programa em dois blocos distintos: um destinado ao uso de clínica geral e cirúrgica, e o outro, ao uso comercial e de serviços com a loja e hospedagem. Estes volumes são separados por um vazio interno e unidos por “pontes” acessadas por elevador nos pisos superiores.
O bloco comercial está implantado na parte frontal do terreno, apoiado nas divisas laterais, tem acesso direto à rua delimitando o acesso de clientes e serviços, garantindo a privacidade da clínica. Este volume, por estar suspenso, libera o piso térreo para o uso da loja, estacionamento e acesso aos pisos superiores onde se encontram os espaços administrativos e de controle.
O volume destinado à clínica está implantado na porção posterior do terreno, também apoiado nas divisas laterais, o que liberou praticamente todo o pavimento térreo para estacionamento, isolando somente o núcleo de acesso exclusivo à clínica junto à divisa. Nos pavimentos superiores estão os consultórios, espera, centro cirúrgico e sanitários.
O terraço jardim é um elemento primordial para o projeto, devido ao formato do terreno e à especificidade do programa, liberando áreas de sol e lazer, com finalidade terapêutica, que se tornaram diminutas nos pisos inferiores. Neste sentido, o uso da cobertura foi a hipótese mais viável para tais atividades, acessada pelo elevador e pelas escadas, vinculadas à área administrativa e de controle. Acima deste piso foi implantado o canil que configura um volume linear suspenso com fechamento translúcido.
E estrutura é em concreto armado aparente possuindo alguns elementos em aço e fechamentos com material translúcido (perfis U-Glass). Os acabamentos das áreas molhadas são em ladrilho hidráulico e o concreto desempenado dos pisos recebe acabamento em resina incolor e pisos especiais nas áreas descontaminadas.